26 de setembro de 2012

PASSO 2 - PASSAPORTE

Finalmente eu decidi tirar o passaporte, eu sei que tá cedo pra caramba, mas com toda essa greve, primeiro da PF depois dos bancos e correios...

Melhor adiantar para não correr o risco de deixar para última hora e ficar sem o danado.

Mas vamos ao check list, você poderá encontrar informações mais detalhadas sobre documentação no site da Polícia Federal no link: http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/documentacao-necessaria/documentacao-para-passaporte-comum/documentacao-para-passaporte-comum

O que eu levei:

GRU PAGA
RG
CPF
CERTIDÃO DE NASCIMENTO
TÍTULO ELEITORAL
COMPROVANTE DE VOTAÇÃO DA ÚLTIMA ELEIÇÃO
COMPROVANTE DE ENDEREÇO

O atendimento:

Primeiramente você deve fazer seu cadastro pelo site da PF gerar a GRU no valor de R$ 156,07 e então fazer um agendamento de atendimento na agência de sua preferência.

GRU paga, compareça a agência na data e horário agendados munido dos documentos necessários e originais (recomendo levar tudo, porque nunca se sabe o humor do agente que vai te atender, ele pode recusar seu documento e se você estiver com outro pode ajudar.). Mas entregue ao agente somente o que ele pedir (ele pode achar sua atitude meio suspeita se você for logo abarrotando a mesa dele com todos os documentos).

No meu caso, eu tive um probleminha com o meu RG, pois é, estava em ordem, não estava rasgado, estava bem conservado por sinal, mas...

A minha foto é de quando eu tinha 15 anos de idade. Então fui informada de que seria necessário tirar uma 2ª via do RG ou apresentar outro documento de identidade como carteira de habilitação ou de trabalho com foto recente.

Fiquem atentos, no dia de tirar o passaporte leve um documento com foto RECENTE.

Dessa forma, cá estou eu correndo para tirar esse danado do RG Recente. Mesmo porque minha carteira de trabalho é de quando eu tinha 17 e eu não tenho carteira de habilitação, ainda.

Para quem está na mesma situação que eu, aqui vai as dicas de como tirar 2ª via do RG  no estado de SP.

Vá até um banco Santander ou nas redes conveniadas Pague+Fácil e informe que você deseja pagar a taxa de 2ª via do RG. O valor da taxa até o momento é de R$ 27,66.

Taxa paga, vá até a um posto poupatempo munido de documentos originais e cópias de RG, CPF, certidão de nascimento, comprovante de endereço, e 2 fotos 3x4.

Pronto, a atendente irá protocolar o seu pedido e lhe entregará um canhoto com a data para retirada escrito a caneta, leve o canhoto no dia de retirar o RG. No meu caso irá levar 27 dias, mas sei que alguns casos pode demorar mais para ficar pronto, em outros sai no dia, depende muito da região que você se encontra.

Agora é só aguardar e retirar os documentos nas datas agendadas.

Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário